Tamanho da fonte:
ASSOCIANDO A HISTÓRIA DA GEOMETRIA ANALÍTICA AO ESTUDO DO PLANO CARTESIANO
Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 56
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 16-10-2013
Resumo
Este trabalho visa relatar uma experiência vivenciada na Escola Básica Olavo Cecco Rigon, Concórdia – SC onde se fez uso da Metodologia História da Matemática como ferramenta para despertar o interesse dos alunos nas aulas de Matemática. Com dois encontros planejados e orientados, a atividade de ensino e aprendizagem proporcionou um primeiro contato com a docência no Ensino Médio. As atividades realizadas tiveram como objetivo principal aproximar o conteúdo com o cotidiano e assim, mostrar a evolução dos estudos e pesquisas que ocorreram para ter o conhecimento da Geometria Analítica atual. Além de ressaltar a importância em se aprender especificamente o Plano Cartesiano, com auxílio de mapas da cidade e com o software GeoGebra, verificou-se a localização de pontos e ainda, fez-se associação com a localização dos mesmos no lugar onde vivem. Através de questionamentos e com o decorrer das atividades analisou-se os comportamentos, a afetividade entre colegas e com a disciplina, e percebeu-se que esses alunos precisam de motivação para facilitar a associação dos conteúdos estudados em sala de aula com o mundo em que vivem.Palavras Chaves: História da Matemática. Geometria Analítica. Plano Cartesiano.
Texto completo:
PDF