Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
LIVROS DIDÁTICOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE A PARTIR DE TEMAS GERADORES DA PROVA BRASIL
Fernanda Eloisa Schmitt, Ludmila Maccali, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 49
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O Observatório da Educação intitulado “Estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental” tem a parceria de seis escolas de Ensino Fundamental as quais apresentam diferença entre o IDEB relativo à 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano. O objetivo desta pesquisa é investigar estratégias que possam proporcionar inovação e reorganização curricular na Matemática no Ensino Fundamental. Para tanto, uma das ações realizadas foi a análise da Prova Brasil na qual as matrizes de referência da Matemática são estruturadas por anos de escolaridade. Para cada uma destas, são definidos descritores que estão agrupados em quatro temas: espaço e forma; grandezas e medidas; números e operações/Álgebra e funções; tratamento da informação. Esta comunicação tem o objetivo de apresentar a análise efetivada em livros didáticos que são utilizados nas escolas parceiras, em particular no 5o. ano do Ensino Fundamental, buscando verificar se existem semelhanças entre as questões contidas nos livros e as da Prova Brasil em relação aos temas de Geometria. Pode-se notar que os livros abordam o tema de Geometria; entretanto, em menor quantidade do que os demais temas propostos pela Prova Brasil. Além disso, observam-se poucas questões de múltipla escolha nos livros didáticos, enquanto que na Prova Brasil todas se apresentam dessa forma.

Texto completo: PDF