Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 243
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 04-10-2013
Resumo
Pesquisadores têm investigado o ensino e a aprendizagem de conteúdos algébricos a partir da generalização de padrões matemáticos. Este artigo tem o objetivo de apresentar se e como um software denominado MiGen, que trabalha com generalização de padrões apresentados dinamicamente na tela do computador, modifica as estratégias geralmente adotadas pelos alunos para se generalizar padrões. Para isso, usamos dados de uma pesquisa de mestrado já concluída, que investigou quais as estratégias utilizadas por alunos do 7° ano do ensino fundamental para generalizar padrões figurais utilizando o MiGen. Como resultados, constatamos que o MiGen interferiu em alguns casos e em outros corroborou a literatura estudada no que se refere as estratégias empregadas para generalizar padrões. Em relação às estratégias denominadas contagem e explícita, o MiGen se manteve similar em relação à teoria estudada. Porém, considerando a estratégia termo unidade com ajuste contextual, concluímos que o MiGen tornou-a mais passível de ser utilizada, pois esse software usa múltiplos de parte do padrão para aumentá-lo ou diminuí-lo de tamanho, e isso condiz com a definição dessa estratégia.