Tamanho da fonte:
A PLANILHA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA APLICAÇÃO PARA ACOMPREENSÃO DOS NÚMEROS INTEIROS
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 143
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Resumo: Este trabalho envolve o conteúdo matemático denominado como “operações no conjunto z”, com possibilidade para desenvolvimento em sala de aula, com o recurso de planilhas. No momento inicial, propõe-se explorar o potencial de algumas situações rotineiras, como o cálculo de saldos, e outras questões que possam ser sugeridas pelos alunos. Pretende-se então propor uma forma de manter o aluno, como gerador de algumas questões e o professor como mediador desta aprendizagem. Desta maneira, o conjunto numérico dos números inteiros é trabalhado sem, no entanto o uso prematuro da regra de sinais, possibilitando assim uma melhor compreensão, por meio de situações práticas. O estudo possibilitou uma melhor visualização, para professores das séries finais do Ensino Fundamental. Quanto à natureza, esta pesquisa constitui-se num estudo básico com uma abordagem qualitativa, promovendo a realização dos objetivos de forma descritiva e exploratória, envolvendo além do referencial bibliográfico, um apoio documental, por meio de revistas e anais de eventos disponíveis em sites. Espera-se expor a idéia, de forma que os professores possam ver na sua prática, uma forma de conduzir a aprendizagem, por meio de situações reais, elaboradas no contexto de sala de aula. Palavras-Chave: TIC. Ensino com a Planilha. Números Inteiros.
Texto completo:
PDF