Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES EM MATEMÁTICA
Geane Vieira de Matos, Silvana Sousa Andrade

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 47
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 21-10-2013

Resumo


Este trabalho consiste em um relato de experiência resultante de um trabalho realizado em uma escola primária localizada ao Sul da Bahia, com vinte e duas crianças matriculadas no3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Esse estudo objetiva apresentar as contribuições efetivas dos jogos matemáticos na aprendizagem das crianças com dificuldades nos conteúdos da disciplina. Foram desenvolvidos jogos planejados para as atividades propostas nas aulas de Matemática os quais vão de encontro às metas e objetivos dos conteúdos propostos. A metodologia desse trabalho compreende um estudo qualitativo, onde foram construídos diversos jogos matemáticos adaptando-os aos conteúdos, as dificuldades e a realidade dos alunos. Assim, as atividades realizadas com jogos demonstram a importância da construção do conhecimento através do dinamismo dos jogos, os quais permitem uma atividade diferenciada daquelas que envolvem apenas o caderno e o quadro negro como instrumentos para ensinar-se matemática. Os resultados apontam progressos significativos dos alunos nas atividades de Matemática, quanto à aprendizagem significativa sem traumas ou bloqueios. Nesta perspectiva, se faz pertinente e necessário a valorização das contribuições dos jogos como recursos pedagógicos para as aulas de Matemática nas séries iniciais da educação básica, sobretudo, nas turmas que as crianças tenham dificuldades para assimilar e simpatizar-se com o propósito da Matemática no contexto escolar.

Texto completo: PDF