Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 54
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013
Resumo
Neste trabalho, a intenção é apresentar reflexões acerca do conjunto de investigações que tratam das alternativas metodológicas na perspectiva da Educação Matemática: Etnomatemática, Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, Jogos Matemáticos, História da Matemática, Investigação Matemática e Tecnologia da Informação. Inúmeros estudos pedagógicos enfatizam diferentes formas de ensinar Matemática, consiste, no entanto em criar estratégias que possibilitam ao aluno atribuir sentido e construir significado às ideias matemáticas de modo a tornar-se capaz de estabelecer relações, justificar, analisar, discutir, criar e resolver problemas. Acredita-se que através de situações desafiadoras e bem fundamentadas os alunos sejam capazes de fazer conjecturas e refletir sobre suas conclusões. Nesse cenário, analisamos a proposta de alguns autores no que diz respeito a procedimentos de ensino visando aprendizagem significativa.