Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA AGENDA 21 NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Kelly Petroni Ewald, Tania Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias

Última alteração: 11-11-2015

Resumo


Este trabalho apresenta uma sequência de aulas aplicadas a uma turma de 6⁰ Ano/7 a Série, do Ensino Fundamental de uma Escola do Município de Porto Alegre- RS.O conteúdo central abordado foi a Agenda 21, com foco no objetivo 5, “Informação e conhecimento para o desenvolvimento sustentável”. Quando falamos em disseminação de saberes e informações, podemos relacionar, como uma de suas principais formas, a Escola e o processo de construção de conhecimentos almejados neste ambiente. A metodologia utilizada foi a pesquisa- ação, que foi aplicada através da construção de um portfólio sobre o tema Água, com o objetivo de disseminar informações atuais sobre o tema, e estimular a habilidade de pesquisa, trabalho em grupo e a relação dos assuntos com problemática ambiental dos alunos. Esta ferramenta metodológica se apresenta como uma destacada forma de realizar a construção de saberes baseado na realidade socioambiental, e ainda por realizar uma avaliação satisfatória, fundamentada não somente em notas, mas no desenvolvimento de capacidades e competências que possibilitará a sua  melhora na qualidade de vida. Ao final dos trabalhos, os alunos avaliaram positivamente a atividade desenvolvida e evidenciaram um crescimento na conscientização ambiental no que se refere ao tema Água.