Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE: O ENSINO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Renan Raimundo Torma, Jussara Alves Pinheiro Sommer

Última alteração: 11-11-2015

Resumo


O presente trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino utilizando atividades lúdicas e jogos didáticos, desenvolvidos para trabalhar temas de sustentabilidade ambiental. A diversificação didática é necessária visto que aulas monótonas, centradas na exposição oral ou no livro didático são os principais motivos, da falta de interesse dos alunos nos conteúdos. É relevante também a dificuldade por parte dos discentes em absorver os temas apresentados em aula. Trabalhar a temática ambiental através do lúdico foi realizada em turmas do ensino fundamental na disciplina de Geografia, na escola da rede pública de Canoas. Tanto os jogos (recursos instrumentais) como atividades lúdicas (recursos procedimentais) atuam nos campos cognitivo, afetivo, psicomotor e atitudinal, tornando-se importantes no processo de “aprender a pensar” e a pensar sobre o espaço em que se vive. Foi elaborado um jogo denominado “De onde vem e para onde vai” e uma atividade lúdica para desenvolver a temática sustentabilidade. O jogo apresenta o uso dos recursos naturais na elaboração de produtos industrializados e a destinação dos resíduos após o consumo destes produtos. Com o uso de atividade lúdicas inserimos os alunos em um processo de aprendizagem diferenciado, promovendo maior interesse, com uma linguagem atraente. Com base na aplicação do jogo buscamos demonstrar que o lúdico serve como um eficiente método de aprendizagem.