Tamanho da fonte:
EJA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR COM TEMAS GERADORES
Última alteração: 11-11-2015
Resumo
A aula de Biologia e Artes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode ser um espaço criativo, tanto para os alunos, quanto para os professores envolvidos, podendo oportunizar tanto a produção individual quanto a coletiva. Neste enfoque o presente artigo apresenta um recorte feito a partir da dissertação de mestrado que apresenta como tema de estudo o ambiente, sob a forma de estratégias didáticas interdisciplinares na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Venâncio Aires/RS, durante o ano letivo de 2011 e defendido em 2013. A pesquisa envolveu professoras de Artes e Biologia, juntamente com os 41 alunos dessa modalidade, sendo todos de duas escolas, uma particular e uma pública estadual. Este estudo teve como desafios, buscar na metodologia do ensino na área de Educação em Ciências, estratégias didáticas para trabalhar a Educação Ambiental aplicada ao cotidiano dos estudantes que frequentavam a EJA, visando a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. O caminho metodológico percorrido neste trabalho envolveu diferentes estratégias como aulas expositivas dialogadas e participativas, momentos de relações significativas que permitiram a identificação dos problemas socioambientais e/ou educacionais locais. O uso de diferentes estratégias de ensino utilizadas nas atividades interdisciplinares em sala de aula, foi fundamental na aprendizagem dos alunos da EJA, pois propiciou a associação com temas e assuntos do seu cotidiano, evidenciados através de verbalizações e representações gráficas apresentadas nos trabalhos, o que nos mostra a importância da valorização dos conhecimentos prévios desses alunos, devido a suas diferentes experiências já vividas.