Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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EDUCAR PARA VALORIZAR O MEIO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA “ESPECIAL” NA CIDADE DE PAROBÉ/RS
Angélica Luana Gheno, Dinorá Maria De Oliveira, Simara Rodrigues Gheno, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 07-12-2015

Resumo


A Revolução Industrial trouxe consigo aumento no processo de degradação ambiental que, se apresenta de forma crescente devido às alterações causadas pelo homem ao ambiente natural. Surgem então os primeiros conceitos de Educação Ambiental que se apresenta como possibilidade de promover, a todos os indivíduos o crescimento pessoal e social uma vez que propicia uma abordagem que engloba as singularidades existentes. Visto que todos os seres humanos, possuidores ou não de algum tipo de necessidade especial, interagem com o meio ambiente, a educação ambiental estimula o respeito mútuo à medida que impulsiona o desenvolvimento de ações que beneficiam a humanidade melhorando a qualidade ambiental. A partir desta premissa surgiu o projeto “Educar para valorizar o Meio Ambiente Escolar”, que tem como objetivo trabalhar a temática ambiental envolvendo pessoas com deficiência já que este tema apresenta inúmeras possibilidades de aprendizagem visto que melhora a autoestima, contribui para formação de valores sociais, conhecimentos, postura de valorização e preservação em relação ao ambiente, aumenta a percepção dos alunos em relação a si e aos colegas, possibilita contemplação da natureza além de ser um momento de socialização que proporciona relaxamento.