Última alteração: 11-11-2015
Resumo
A sociedade nos revela a cada dia a necessidade de desenvolvermos em nossos alunos a abordagem sobre sustentabilidade aplicada em suas práticas diárias, para que os alunos levem estes hábitos a todos os ambientes que frequentam, preservando e valorizando os recursos naturais disponíveis pelo ambiente. As escolas possuem grande potencial para aliar ensino e sustentabilidade em suas práticas escolares, porém devemos enfatizar o desenvolvimento desta prática na formação de professores, para que estes se sensibilizem e se apropriem desta temática em suas aulas considerando os aspectos sociais necessários para a prática de sustentabilidade. Assim, neste trabalho se pretende identificar a visão dos alunos do curso de formação de professores dos Anos Iniciais e Educação Infantil (Magistério) sobre a aplicação da Agenda 21 e sustentabilidade no ambiente escolar. Para tanto, utilizamos uma questão problema relacionada às praticas educacionais sugeridas pelos alunos do Magistério. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo e processados quantitativamente para determinação das categorias observadas. De maneira geral, os futuros educadores ainda demonstram resistência em abordar as questões ambientais de forma holística, preferindo abordagens mais conservadoras, incluindo nas atividades práticas não contextualizadas com aspectos socioambientais.