Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
ENSINANDO E APRENDENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA ESCOLA
Natalia Aparecida Soares, Maria Eloisa Farias

Última alteração: 11-11-2015

Resumo


Este relato apresenta uma análise do processo de ensino e aprendizagem em que professores de educação básica desenvolvem Educação ambiental num contexto interdisciplinar. Como a interdisciplinaridade e a educação ambiental integram o discurso contemporâneo da escola, o objetivo principal da presente investigação foi identificar as contribuições decorrentes da prática de conscientização e construção de valores ambientais, efetivadas em uma experiência interdisciplinar. Serão descritas observações e discussões acerca da experiência realizada em escola da rede municipal de ensino de Igrejinha-RS, onde os professores e a coordenação escolar relatam como aconteceram as práticas de interdisciplinaridade na escola. Os resultados da investigação mostram que a Educação Ambiental abordada de modo interdisciplinar, auxilia os alunos na conscientização socioambiental e na formação cidadã. A efetivação da Educação ambiental na escola, orientada pelo tema sustentabilidade e abordada de modo interdisciplinar contribuiu para a produção de novos saberes, tanto para os alunos, quanto para os professores. As atividades pedagógicas desenvolvidas estiveram direcionadas para a formação de um indivíduo crítico e atuante, motivado para a busca do conhecimento e estimulado a participar das questões da comunidade e modificá-las positivamente. Esta experiência em Educação Ambiental mostra ser possível sensibilizar e mobilizar indivíduos na busca de soluções para os problemas causados pelo ser humano ao ambiente.