Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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OS TEMAS AMBIENTAIS E SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Cláudio Cristiano Liell, Arno Arno Bayer

Última alteração: 11-11-2015

Resumo


A presença da educação ambiental de forma transversal em todas as disciplinas do currículo escolar é uma orientação do Ministério da Educação, destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s com o objetivo de aproximar a escola da realidade, através da proposta de trabalho com temas transversais.  Este trabalho, que é fruto de uma formação continuada em educação ambiental para professores de matemática, apresenta os resultados de uma investigação em livros didáticos de matemática do ensino médio adotados pelos professores e alunos nas aulas do município de São Sebastião do Caí-RS.  Entre os aportes teóricos que sustentam esta pesquisa, salienta-se as considerações dos PCNs (Brasil,1998), D’Ambrósio (1997), Carvalho (2012), Meyer (2000) e Penteado (2010). O estudo revelou que a temática ambiental ainda é pouco explorada nos  livros didáticos de matemática e  aparece com maior frequência envolvendo os conteúdos de funções, geometria espacial  e estatística e abordando principalmente o desmatamento, o  desperdício de água, o consumo de energia elétrica e a poluição do solo.