Última alteração: 11-11-2015
Resumo
A presença da educação ambiental de forma transversal em todas as disciplinas do currículo escolar é uma orientação do Ministério da Educação, destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s com o objetivo de aproximar a escola da realidade, através da proposta de trabalho com temas transversais. Este trabalho, que é fruto de uma formação continuada em educação ambiental para professores de matemática, apresenta os resultados de uma investigação em livros didáticos de matemática do ensino médio adotados pelos professores e alunos nas aulas do município de São Sebastião do Caí-RS. Entre os aportes teóricos que sustentam esta pesquisa, salienta-se as considerações dos PCNs (Brasil,1998), D’Ambrósio (1997), Carvalho (2012), Meyer (2000) e Penteado (2010). O estudo revelou que a temática ambiental ainda é pouco explorada nos livros didáticos de matemática e aparece com maior frequência envolvendo os conteúdos de funções, geometria espacial e estatística e abordando principalmente o desmatamento, o desperdício de água, o consumo de energia elétrica e a poluição do solo.