Última alteração: 11-11-2015
Resumo
Uma representativa quantidade de alunos do Ensino Médio, no Brasil, pouco se interessa pelo estudo da Química. Percebe-se, também, que muitas escolas, principalmente as públicas, não disponibilizam de meios didáticos que venham contribuir para cativar estes estudantes. Na tentativa de amenizar esse grave problema educacional, este artigo tem como objetivo apresentar a aplicação de metodologias com aulas de campo e experimentais, que venham facilitar o ensino/aprendizado nessa disciplina e, ao mesmo tempo, contribuir com o aumento do interesse dos alunos pela Química, uma disciplina tão importante para o avanço de nossa sociedade. Para atingir o objetivo foi desenvolvida uma pesquisa através de métodos quali/quantitativos com 95 alunos de uma escola pública Estadual, em Araguaína/To. Os alunos fizeram coletas de amostras de água em dez chácaras banhadas pelo córrego Jacuba. Em seguida, essas amostras foram levadas para um laboratório, onde foram feitas análises físico-químicas, com o intuito de verificar a qualidade da água consumida por aqueles ribeirinhos, baseado nos parâmetros da resolução CONAMA N° 357, de 17 de março de 2005 e na Portaria N° 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Com isso, os conteúdos ensinados em sala de aula foram contextualizados, aproximando-os do cotidiano dos alunos. Além disso, os alunos puderam constatar a importância da química para a sociedade, possibilitando um aumento de seus interesses pela ciência, principalmente pela Química.
Palavras chave: Ensino de química. Metodologias. Água. Aula de campo. Ensino/aprendizagem.