Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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INVESTIGAÇÃO DE CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DURANTE UM PROJETO EXPLORATÓRIO EM GESTÃO AMBIENTAL ESCOLAR (PGAE)
Aldrin Sarmento Santos, Tania Renata Prochnow

Última alteração: 11-11-2015

Resumo


A Educação Ambiental (EA) tem sido cada vez mais reconhecida por grande parte da sociedade e abordada em trabalhos acadêmicos. É incontestável a necessidade de se desenvolver ações que visem minimizar os impactos ambientais. Estudos evidenciam que através da elaboração e aplicação de um PGAE (Projeto de Gestão Ambiental Escolar) se pode estabelecer relações entre Educação Ambiental e a Gestão Ambiental na escola, contudo, tornando-os instrumentos pedagógicos eficazes para o enfretamento da crise ambiental. O objetivo geral do trabalho foi analisar as concepções e percepções ambientais de professores, de uma escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de Canoas-RS, propondo um PGAE. A metodologia caracteriza-se pela Pesquisa Ação e Método Misto, foram aplicados questionários semiestruturados (pré e pós testes). Para avaliação dos dados utilizou-se porcentagens, tabelas cruzadas e Análise de Conteúdo. Identificou-se que: 83% dos professores não participou de curso e/ou palestra na área de EA nos últimos 12 meses; 70% dos docentes não realizam a disposição adequada dos resíduos sólidos e 44% acreditam que um PGAE trata exclusivamente do gerenciamento de resíduos e reciclagem. Sugere-se que os fatores resultantes desta pesquisa possam embasar o planejamento de ações educativas, pesquisas futuras e atividades de formação de professores em EA e em EDS.