Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS: NOVAS PROPOSTAS PARA ABORDAR A TEMÁTICA RECURSOS HÍDRICOS
Roberta Dall Agnese da Costa, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Júlio Mateus de Melo Nascimento, Letícia Azambuja Lopes, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 11-11-2015

Resumo


Diante desta geração de alunos nativos digitais, um dos principais desafios para os professores é manter a atualização das práticas e das temáticas de ensino. Essa constatação coloca muitos desafios, no sentido de pensar e repensar suas práticas para torná-las mais contemporâneas e adequadas. Assim coloca-se o problema de pesquisa, que trata sobre as possibilidades e o interesse de professores em utilizar as tecnologias digitais para atualizar, contextualizar e qualificar os processos de ensino e aprendizagem sobre o tema recursos hídricos. O objetivo geral da proposta foi elaborar uma palestra para professores sobre as potencialidades do uso das tecnologias digitais para atualizar, contextualizar e qualificar os processos de ensino e aprendizagem sobre o tema recursos hídricos. Participaram desta pesquisa 13 alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática de uma Universidade privada da região metropolitana de Porto Alegre, RS – Brasil. Para a coleta dos dados, por tratara-se fundamentalmente de percepções dos sujeitos da pesquisa, optou-se por questionários. As questões foram analisadas por meio de um conjunto de técnicas da análise de conteúdo e a partir da estatística básica. Nos resultados são apresentadas algumas propostas de uso pedagógico das tecnologias digitais para abordar o tema recursos hídricos: Glogster, Prezi, Cmaptools, Educaplay, Wix.com e Fábrica de aplicativos. Os questionários revelaram o interesse dos professores sobre diferentes maneiras de ensinar sobre o tema recursos hídricos bem como a viabilidade das propostas apresentadas na palestra. Conclui-se que a palestra teve o efeito esperado, positivo enquanto contributo no aperfeiçoamento dos docentes.