Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
EXPLORANDO O TEMA RECURSOS HÍDRICOS ATRAVÉS DE PROJETO EDUCACIONAL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Suelen Bomfim Nobre, Tania Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias

Última alteração: 11-11-2015

Resumo


O aumento populacional nas últimas décadas tem gerado problemas relacionados à qualidade e condições de vida humana, principalmente nas cidades. A problemática da qualidade da água e da gestão dos recursos hídricos surge como uma das mais graves da sociedade contemporânea. Nesse contexto, a questão da escassez de água no ambiente urbano brasileiro foi abordada em um Projeto de Trabalho Educacional (“Globalizador”), direcionado à alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola Pública, localizada no município de Canoas-RS. Através das aplicações de pré e pós testes, foi possível inferir sobre os conhecimentos e percepções dos discentes em relação à temática Recursos Hídricos. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza por apresentar caráter qualitativo; desenvolveu-se a Pesquisa Ação; utilizou-se Análise de Conteúdo. Identificou-se, através dos resultados, ser é necessário um aprofundamento no ensino em relação às doenças transmitidas através do consumo de água impotável. Sugere-se que o professor inicie a abordagem em sala de aula a partir da realidade local, comparando-a com outros pontos da mesma cidade e apontando as diferenças. Observou-se comentários nas respostas, de certa forma, fora de contexto, com palavras chave como “desmatamento” e “aquecimento global”, as quais revelam um ensino e aprendizagem acríticos e descontextualizados. Constatou-se que os alunos aprenderam termos, não conceitos. O tema “Recursos Hídricos” permite o delineamento interdisciplinar, por se tratar de uma temática ambiental; é um assunto que o professor pode relacionar com a situação encontrada no âmbito escolar e, sempre que possível, trabalhar com estratégias experimentais.

 


Texto completo: PDF