Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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UMA PROPOSTA DIDÁTICA PROMOVENDO A CULTURA CÍVICA E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: O ESTUDO DIRIGIDO COMO APORTE METODOLÓGICO.
Robson Trevisan, Agostinho Serrano

Última alteração: 12-09-2018

Resumo


Este artigo busca a articulação e apresentação de uma proposta didática educativa-ambiental segmentada na concepção ideológica do objetivo número 20, constituinte da Agenda 21 brasileira, que em sua descrição empenha-se na promoção do desenvolvimento da cultura cívica e de novas identidades na sociedade da comunicação, respeitando a diversidade cultural e social da população. Para tanto, escolheu-se como conteúdos de conhecimento os fatores de degradação ambiental oriundos do descarte incorreto do óleo de cozinha já utilizado, e posteriormente, o estudo do processo de saponificação com a fabricação caseira do sabão e também a explanação sobre as diversas possibilidades de reutilização do óleo, como produção de biodiesel, produção de sabão, produção de tintas a óleo e produção de massa de vidraceiro. A condução para esta proposta pedagógica segue os métodos relacionados ao estudo dirigido, tendo em vista a sua dinâmica encorajadora à independência do aluno. Espera-se que esta práxis, quando empregada, possibilite asserções de conhecimentos que contribuam para a evolução de uma postura crítica e reflexiva dos estudantes em relação à preservação do meio ambiente e toda a ciência que o circunda.

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