Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
TRABALHANDO O DESCARTE DE RESÍDUOS COM UMA TURMA DE SEXTO ANO: CONSOLIDANDO REFLEXÕES SOCIOAMBIENTAIS E DESIGNANDO PROCEDERES DE FORMA CRÍTICA
Davison Godoy Dutra, Mariana de Aguiar Mostardeiro, Maria Eloisa Frias

Última alteração: 12-09-2018

Resumo


O presente artigo é produto de uma abordagem em Educação Ambiental, realizada com alunos de 6º ano, de uma Escola Pública do Município de Canoas/RS. Foi observado o descarte incorreto de resíduos, no ambiente escolar e na comunidade. A partir desta problemática traçou-se um plano de atividades com o objetivo de ressignificar a visão e a interpretação da EA, por meio dessa questão, onde os estudantes identificassem os problemas socioambientais presentes, e de maneira crítico social, possibilitasse a eles construir um novo significado a respeito do descarte de resíduos. Deu-se grande importância à metodologia de estudo do meio. Como resultado acredita-se que a abordagem em EA, a temática e a metodologia utilizada possibilitaram para alguns alunos, um pensamento crítico-reflexivo, ainda que, para surtir efeito, seja necessário um longo espaço de tempo, uma vez que, o pensamento e as ações sustentáveis precisam ser continuas e permanentes a toda a formação escolar do estudante, já que, ela requer a “construção” do ser humano como parte integrante do Meio Ambiente.



Texto completo: PDF