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A ABORDAGEM CTS NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS: PROPOSTA DE ATIVIDADE PROMOTORA DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Última alteração: 02-10-2018
Resumo
Observa-se, cada vez mais, discussões acerca do ensino para desenvolver competências, dentre elas destaca-se a participação ativa dos alunos em questões cotidianas que influenciam diretamente a vida da população. Nesta perspectiva, surge a necessidade de metodologias didáticas diferenciadas, pautadas na abordagem CTS, que possibilitem a construção do conhecimento por meio da aplicação prática dos conteúdos abordados em sala de aula, favorecendo e incentivando a participação cidadã do educando. O crescimento dos centros urbanos, aliado com a falta de Saneamento Básico, têm alterado drasticamente a qualidade da água de rios e arroios que são circundados pelo avanço das cidades. Esse artigo é um recorte de uma pesquisa mais ampla, ancorada na perspectiva CTS, que contextualiza os conteúdos da área das Ciências, por meio de uma atividade prática realizada em uma saída à campo cujo objetivo é a análise da qualidade do manancial hídrico nas proximidades da escola, assim como o desenvolvimento da percepção ambiental e reflexão quanto a ação humana no ambiente. O ensino de ciências contextualizado e aparado na proposta CTS mostra-se profícuo para o ensino de diferentes conteúdos relativos à disciplina de Ciências.
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