Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
ABORDAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Priscila Halmenschlager Wandrey

Última alteração: 12-09-2018

Resumo


O presente artigo trata de um projeto de extensão intitulado Vivenciando a Educação Ambiental, que está sendo executado através de oficinas educativas em escolas públicas de Novo Hamburgo/RS. O projeto tem como objetivo apresentar uma visão socioambiental, por meio de propostas pedagógicas, para alunos do ensino fundamental, desenvolvendo quatro oficinas (áreas verdes, recursos hídricos, solos e resíduos e biodiversidade) e, ainda, uma visita técnica à Universidade Feevale. As oficinas que tratam das relações de deveres, direitos e responsabilidades dos cidadãos frente ao meio ambiente ocorrem desde 2016. No ano de 2017, 53 alunos de duas turmas do 4º ano do ensino fundamental, participaram do projeto. Neste contexto, este artigo apresentará uma das atividades realizadas, referente a participação dos alunos em uma visita técnica ao laboratório de reciclagem e ao GIGA (Grupo Interno de Gerenciamento Ambiental), situados no campus II da Universidade Feevale. Na abordagem desta temática (Resíduos), os alunos puderam observar a produção de cabides reciclados a partir de tampinhas de garrafa pet (PEAD) e acompanhar o processo de separação dos resíduos recicláveis na Universidade.


Texto completo: PDF