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OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE ÁREAS VERDES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 25-09-2018
Resumo
A implantação da Educação Ambiental em instituições de Educação Formal pode ser um dos métodos mais eficientes para a promoção de práticas socioambientais, visto que os problemas atuais estão relacionados a uma crise de valores e de percepção ambiental. Neste cenário, o projeto extensionista “Vivenciando a Educação Ambiental” (2016-2020), desenvolvido na Universidade Feevale, promove oficinas educativas em escolas públicas do município de Novo Hamburgo. O projeto tem como intuito trabalhar a Educação Ambiental de forma transversal e sistêmica, oportunizando novos conhecimentos aos alunos da educação básica e pública sobre questões ambientais, de modo que estes formem uma opinião crítica sobre o assunto e passem a atuar como multiplicadores deste conhecimento adquirido. O planejamento didático contou com 4 oficinas diferenciadas, sobre os temas: áreas verdes, recursos hídricos, solo e biodiversidade. O foco principal deste trabalho é relatar uma experiência proporcionada por intermédio da aplicação da oficina sobre Áreas Verdes, com carga horária total de 12 horas, na qual o público participante totalizava 78 alunos, de três turmas distintas, cursando o 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal, localizada no bairro Canudos, no município de Novo Hamburgo. Constatou-se que metodologias práticas de ensino e aprendizagem foram importantes para o estímulo e participação dos estudantes. As ações educativas, globalizando saberes ecológicos, biológicos e sociais, contemplaram bem a abordagem entorno das “Áreas Verdes”. Esse óptica globalizadora, além de fomentar o olhar sobre as questões socioambientais, contribuiu diretamente para elucidação de dúvidas sobre conteúdos de Ciências da Natureza.
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