Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um estudo sobre a Agenda 21
Marlene Terezinha Fernandes, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Última alteração: 02-10-2018

Resumo


Este texto apresenta os conceitos relacionados à Educação Ambiental (EA), no ambiente escolar e a formação de professores à luz das orientações preconizadas na Agenda 21. O desenvolvimento deste trabalho partiu do seguinte questionamento: a educação ambiental (EA) tem sido contemplada nos currículos de formação de professores (polivalentes) que atuarão na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental? Consideramos que a EA pode contribuir para a efetivação de transformações sociais ao colaborar para a formação de sujeitos autônomos/cidadãos, faz-se importante estabelecer elos entre a formação de professores, o desenvolvimento de habilidades e competências que subsidiem o protagonismo do aluno em relação a sua formação na perspectiva de formar um educador pesquisador capaz de contribuir com as transformações sociais e educacionais nos locais de atuação. Embora reconheçamos que as escolas brasileiras apresentem condições desfavoráveis para a concretização de tais práticas, interessa-nos investigar suas possibilidades. A partir do questionamento, elegemos para a construção desse estudo a proposta da Agenda 21 e a correlação com a disciplina de Educação em Ciências Naturais do curso de Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), nas modalidades presencial e educação a distância (EaD). Objetivamos também analisar os componentes curriculares da referida disciplina, verificando as competências relacionadas à EA com vista à inclusão das proposições da Agenda 21 na construção de uma proposta pedagógica inovadora e comprometida com a formação de professores conscientes ambientalmente em todo o território nacional devido a abrangência da educação a distância da Universidade.


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