Última alteração: 02-10-2018
Resumo
Este estudo discute através de uma revisão bibliográfica, a relação do ensino de Química com as características dos biomas do estado de Sergipe, a Caatinga e a Mata Atlântica, onde se discute em que ponto o ensino da Química pode atuar na formação de um cidadão mais consciente e crítico no que diz respeito ao mundo que o cerca, ao seu meio ambiente. Dentro do ensino da Química, já se tem linhas que discutem sobre esses temas, como exemplo, da EA (educação ambiental) e os CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente). O bioma Caatinga representa um dos biomas brasileiros mais alterados pela atividade antrópica, sofrendo historicamente por ter sido considerado erroneamente pobre e pela carência de conhecimento técnico-científico a seu respeito. E sobre o bioma Mata Atlântica, este se encontra reduzido a 7% de sua área original, e um dos fatores atrelados a esta redução é que 70% da população do país residem nesse tipo de bioma. Em Sergipe não é diferente, e nesse artigo se abordam os problemas relacionados à esses biomas, e o papel do professor sobre a caracterização e conhecimento dos mesmos, com uma visão de conservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Ensino de Química, Biomas, Educação Ambiental, Consumismo.