Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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DIFERENTES PERFIS DE ESTUDANTES BRASILEIROS FRENTE AOS DESAFIOS AMBIENTAIS: RESULTADOS DE UMA PESQUISA EM LARGA ESCALA
Daniel Morin Ocampo, Gracieli Dall Ostros Persich, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto

Última alteração: 12-09-2018

Resumo


A bem-vinda inclusão de temas de educação ambiental nos currículos escolares e na formação docente traz consigo a necessidade de se conhecer as pesquisas na área, o que pensam e como se posicionam os jovens estudantes brasileiros frente à temática. Neste sentido, a pesquisa aqui relatada busca relacionar dados de estudos que descrevem correntes de educação ambiental e dados vindos da expressão de 2368 jovens brasileiros de 15 anos de idade, coletadas por meio de um questionário validado internacionalmente, sobre importantes questões ambientais. Esta amostra é oriunda de cálculos amostrais, gerando uma amostra representativa para a população de jovens brasileiros nessa faixa etária com um grau de confiança de 95%. Chega-se a quatro diferentes perfis que interagem, com intensidades variadas, com algumas correntes: um grupo de estudantes (23,5%) que se percebe como protagonista nas soluções para os desafios ambientais; um grupo (32,5%) com perspectiva conservacionista e preocupada com a gestão dos recursos ambientais; um grupo (24%) crítico e cético em relação às questões ambientais, suas origens e soluções; e um grupo (20%) que credita à ciência e, consequentemente, aos países mais ricos, a solução para tais questões. Conhecer os diferentes perfis dos jovens brasileiros frente às questões ambientais auxilia a fundamentar tanto políticas públicas quanto iniciativas individuais em direção à satisfazer a inclusão deste debate no campo da educação.


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