Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
A ABORDAGEM DA TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS
Magale Pereira, Cláudio Cristiano Liell, Arno Bayer

Última alteração: 12-09-2018

Resumo


Este trabalho buscou analisar o panorama de duas coleções de livros didáticos de matemática dos Anos Iniciais, utilizados na rede pública do município de São Sebastião do Caí, destacando como os temas ambientais são abordados pelos autores ao longo das obras analisadas. Nas páginas com presença de temas ambientais, buscou-se identificar de que forma os autores traziam os temas ambientais para o contexto escolar, pontuando como a abordagem ocorria, ou seja, se contextualizava o conteúdo com as questões ambientais, promovendo reflexões aos alunos. A análise e reflexão realizada pontua que a temática ambiental encontrada nos livros analisados deve contemplar os temas ambientais de forma mais reflexiva e contextualizada, para que o aluno perceba o sentido dessas reflexões sobre o meio no qual está inserido. Essas reflexões ambientais por meio dos livros didáticos são importantes ao longo do processo de ensino, despertando no aluno um olhar crítico que permita-o repensar suas práticas diárias junto ao meio em que está inserido.




Texto completo: PDF