Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS SINOS COMO TEMA GERADOR NA FORMAÇÃO DE DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Soares Aparecida Soares

Última alteração: 12-09-2018

Resumo


O presente artigo discute o emprego do Tema Gerador Bacia Hidrográfica na formação de professores em Educação Ambiental através de um projeto Extencionista desenvolvido pela Universidade Feevale. As atividades adotadas na formação docente são desenvolvidas por meio de oficinas teórico-práticas para professores de escolas públicas dos municípios que integram a Bacia hidrográfica do Sinos. Desde 2016 o projeto já atuou em nove municípios, beneficiando 215 docentes. As temáticas trabalhadas nos encontros de formação continuada são organizadas em 05 módulos: Origem da Terra, Recursos Naturais, Necessidades Humanas, Qualidade Ambiental, Sustentabilidade. Os docentes são instrumentalizados e capacitados para atuarem como multiplicadores de ações que promovam boas práticas ambientais, garantindo o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, contribuindo para a promoção de estratégias e projetos mais efetivos na Comunidade Escolar, visando o bom uso dos recursos naturais. Os docentes das escolas contribuem com suas vivências, ideias e questionamentos na confecção dos materiais didáticos para fomentar ações de Educação ambiental na Bacia, que serão distribuídos para as Secretarias de Educação dos municípios participantes. Estas ações auxiliam na aquisição de conhecimentos e sensibilização em relação às questões ambientais, além de criar uma rede de trocas de experiências entre os membros da comunidade escolar. As ações previstas no presente projeto contribuem para o equacionamento de problemas locais, principalmente de ordem educacional e ambiental, uma vez que transmitem à sociedade informações relevantes sobre o meio ambiente, partindo de um enfoque regional e despertando o entendimento sobre os problemas globais. Deste modo, as pessoas inserem-se mais ativamente na sociedade, aproximando-se da universidade e consequentemente aumentando a construção do conhecimento.

 


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