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SANEAMENTO AMBIENTAL E SUAS INTERFACES COM A SAÚDE COLETIVA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Última alteração: 12-09-2018
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma atividade pedagógica realizada com alunos da educação com o objetivo de trabalhar a problemática ambiental por meio da discussão das interfaces do saneamento com a urbanização e seus impactos na saúde coletiva. A metodologia adotada para desenvolvimento da atividade foi baseada em dois momentos: inicialmente foi realizada uma aula teórico-expositiva a fim de fornecer pressupostos teóricos acerca do saneamento ambiental e das Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado - DRSAI. Posteriormente, solicitou-se aos alunos que manifestassem, por meio de textos e/ou desenhos, sobre o que eles tinham aprendido na aula. Os resultados demonstram que tanto durante a explanação teórica acerca da temática trabalhada, quanto na análise das produções textuais e/ou pictóricas dos alunos os objetivos relacionados a transposição didática foram atendidos com êxito. Com base nisso, concluiu-se que práticas docentes voltadas a abordagem contextualizada da educação ambiental possuem efeito positivo para o processo pedagógico de formação em prol da sustentabilidade ambiental e da saúde coletiva.
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