Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
TEMAS GERADORES AMBIENTAIS PARA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA SUSTENTÁVEL
Albérico Lincoln Silva Santana

Última alteração: 12-09-2018

Resumo


A Química se apresenta como uma área do conhecimento cujos conteúdos são considerados, por muitos estudantes, como de difícil aprendizagem. A proposta deste artigo foi verificar as possibilidades da utilização da metodologia de temas geradores ambientais nas aulas de Química. Consistiu num estudo bibliográfico de abordagem qualitativa. Foram considerados conteúdos atualizados e pesquisados de artigos especializados, livros, dissertações e teses que abordaram sobre a temática proposta. Os resultados identificados e considerados apontam que a metodologia temas geradores ambientais, tanto favorece a articulação do conteúdo aprendizagem químico com a realidade do aluno, como se apresenta importante para trabalhar temáticas relevantes para o incentivo à educação com conscientização sustentável. Pode ser considerada como uma alternativa didática eficiente para uma educação que promove mudanças de atitudes no que diz respeito às questões ambientais.


Palavras Chaves: Tema Gerador. Educação Sustentável. Aprendizagem da Química.


Texto completo: PDF