Portal de Eventos da ULBRA., III ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA TRANSIÇÃO PARA UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
ÂNGELO QUOOS, TANIA RENATA PROCHNOW

Última alteração: 12-09-2018

Resumo


A Revolução Verde impulsionou um modelo de desenvolvimento da agricultura não sustentável. Frente aos impactos ambientais, sociais e econômicos causados pela agricultura moderna, concluiu-se, em 2002, a Agenda 21 Brasileira, a qual consiste em um documento que prevê, entre outras ações, o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Como base teórica para esse desenvolvimento, tem-se a Agroecologia. Sendo assim, é fundamental que as populações do campo tenham conhecimento sobre essa ciência, logo, a mesma precisa estar presente nas escolas do campo. Os CEFFA (Centros Educativos Familiares de Formação em Alternância) são instituições de ensino pensadas para o jovem do campo que utilizam a Pedagogia da Alternância e trabalham com base nos princípios agroecológicos. Sendo assim, investigaram-se as influências do processo formativo em um CEFFA na transição para uma agricultura sustentável. A pesquisa consiste em um estudo de caso e envolve uma família de agricultores do município de Vale do Sol – RS. Os resultados da investigação apontam que, apesar das dificuldades na transição  para uma agricultura sustentável, o trabalho realizado por CEFFA tem grande influência nesse processo, contribuindo com os conhecimentos agroecológicos necessários, bem como, com a motivação para a mudança.

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