Última alteração: 01-11-2018
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal, analisar aspectos referentes à formação de professores, abordando a autonomia como elemento principal. A pesquisa aborda uma trajetória histórica da formação de novos professores, contemplando questões de ordem burocrática, relacionadas com as políticas educacionais que refletem diretamente na autonomia da sua docência. É possível perceber que se torna quase impossível falar em autonomia, sem relacioná-la ao processo de formação docente, pois considera-se essa, uma das bases para a construção de alunos autônomos. O reflexo da formação de cada professor repercute de maneira significativa na sua ação docente, trazendo consigo uma bagagem a qual está relacionada para as vivências, experiências que não se distanciam da sua prática. Além disso, o presente trabalho analisa o dilema entre teoria e prática e a importância de tais experiências para a contribuição da sua formação nesse sentido. Metodologicamente foi realizada entrevista com seis professores da educação infantil até o ensino médio, com o intuito de coletar dados pertinentes para a referida análise. Através dessa pesquisa, com ênfase na formação de professores, é possível perceber que se faz necessária uma formação qualificada dos docentes, para que seja possível uma educação que desperte a autonomia dos alunos.