Última alteração: 25-09-2018
Resumo
O meio escolar foi visto como a forma mais importante, pela comunidade internacional, para o ensino de práticas, de atitudes favoráveis ao meio ambiente para que a sociedade possa se desenvolver sustentavelmente. Assim, foi elaborada a educação ambiental, como um conjunto de práticas pedagógicas relacionadas a questão ambiental. Entende-se que para chegarmos ao desenvolvimento sustentável, os comportamentos humanos em relação aos recursos naturais devem ser modificados. Segundo a Teoria da Ação Racional, para que possamos mudar os comportamentos é necessário mudarmos os seus antecessores indiretos, as atitudes do indivíduo em relação ao meio ambiente. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a mudança nas atitudes de crianças do oitavo e nono ano de uma escola pública de Santa Maria/RS que participaram de um projeto de educação ambiental, durante o ano letivo de 2017. As atitudes das crianças foram avaliadas através de um instrumento contendo 11 sentenças de intenções de comportamentos pró-ambientais, antes e após a participação no projeto. ANOVA de medidas repetidas foi utilizada para verificar as mudanças nas atitudes nos participantes, bem como um grupos de estudantes não participantes, sendo considerados significativos àqueles com valor de p<0,05. A análise dos resultados indicou que a participação no projeto levou a atitudes mais pró-ambientais, enquanto os não participantes mantiveram as suas atitudes estáveis. Não foram encontradas diferenças de gênero e entre os anos. Nossos resultados sugerem que projetos de educação ambiental são importantes ferramentas e são efetivos no que se refere ao ensino de atitudes pró-ambientais rumo ao desenvolvimento sustentável.