Portal de Eventos da ULBRA., I ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE BOA VISTA/RR EM RELAÇÃO A QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS E GLOBAIS
Daniela da Fonseca, Rossano André Dal-Farra, Kátia Rejane dos Santos Campos

Última alteração: 06-09-2013

Resumo


A Educação Ambiental vem sendo amplamente discutida à medida que aumenta a degradação do meio ambiente e na procura de soluções e práticas que busquem o Desenvolvimento Sustentável, visando uma melhor qualidade de vida para todos. A educação ambiental surge assim como uma tentativa de mudar o comportamento das pessoas diante dos problemas relacionados ao meio ambiente. O objetivo do trabalho em questão é analisar a percepção dos alunos em relação aos resíduos sólidos, abordando com esse tema, outras questões relacionadas à poluição do meio ambiente. Para este fim, essas análises da importância de cada tema citado tinham base na interpretação de um artigo científico que era fornecido ao estudante. O trabalho também tenta identificar o aluno como um multiplicador dos ensinamentos passados em sala de aula, principalmente quando estes se referem à educação ambiental. Foram aplicados instrumentos de coleta de dados em 100 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Boa Vista, em Roraima, antes e após a leitura de artigo a respeito de resíduos sólidos. Os dados foram analisados por meio das ferramentas da Estatística Descritiva. Em geral, os temas locais foram considerados mais importantes em relação à degradação ambiental e outras questões, como a poluição visual e sonora não foram considerados como relevantes.


Texto completo: PDF