Portal de Eventos da ULBRA., I ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO NATURALISTA POR UM DIA NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE SUSTENTABILIDADE
Giseli Carmen Zanatta, Temis Regina Jacques Bohrer

Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este trabalho de pesquisa surgiu da observação direta dos minicursos ministrados por bolsistas de Iniciação Científica e da análise de fichas avaliativas preenchidas pelos alunos do ensino básico, os quais avaliaram as apresentações dos diversos minicursos vinculados ao Projeto Naturalista por um dia – UNIVATES. Tivemos como objetivo avaliar a contribuição do projeto na ampliação de conhecimentos sobre sustentabilidade. Utilizou-se a observação de modo não participante, que se caracteriza na coleta de dados a partir da observação e do registro, de forma direta do objeto de estudo. Para registro das observações elaborou-se uma ficha para caracterizar os minicursos analisados. Constataram-se nos diferentes minicursos referências diretas e indiretas sobre o tema. O minicurso que abordou ácaros, deu destaque ao uso deste grupo de artrópodes no controle biológico de diversas pragas que afetam a produção de alimentos, contribuindo com redução do uso de agrotóxicos e da poluição ambiental. Também, o minicurso sobre animais silvestres ressaltou a importância da preservação e conservação deste grupo de animais para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. A partir destes dados acreditamos que o projeto operou de forma não intencional, como um instrumento na ampliação dos conhecimentos dos alunos do ensino básico sobre o tema sustentabilidade.


Texto completo: PDF