Portal de Eventos da ULBRA., I ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
RELATO DE UM ESTÁGIO DOCENTE: O MÉTODO CIENTÍFICO COMO TEMA ABORDADO NAS PERSPECTIVAS CTS E CTSA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Josiane Ladelfo, Flávia Santos da Costa

Última alteração: 06-09-2013

Resumo


O presente artigo é um relato das atividades realisadas no terceiro estágio curricular em uma escola de Ensino Médio de Porto Alegre. O tema da prática docente foi o Método Científico e as atividades foram planejadas com base nos conhecimentos prévios dos alunos identificados durante a fase de observação e integradas à fundamentação teórica pesquisada. Os recursos utilizados durante a prática foram diversificados buscando dar subsídios aos alunos para aprendizagem significativa e seguindo as perspectivas da linha de ensino de ciências CTS e CTSA, apostando que tal linha possa contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de interpretar o seu meio e tomar decisões sustentáveis. Dentre os recursos utilizados estão à sala de áudio e vídeo para uma apresentação de slides com muitas imagens e estimulando o debate e reflexão dos alunos, o uso do Mapa Conceitual como instrumento didático/avaliativo seguindo a idéia de avaliação formativa e uma atividade de Introdução a Microscopia em laboratório, para a aproximação dos alunos a instrumentos científicos.


Texto completo: PDF