Última alteração: 06-09-2013
Resumo
Este artigo explora o tema abordado no projeto que tem como objetivo contextualizar o que é ciência e sua classificação, a importância da produção científica para a sociedade, o baixo índice de produção científica brasileira em relação ao quadro internacional. A apresentação de dados pontuais, colhidos por meio de questionários com alunos de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental da Universidade Veiga de Almeida, visou perceber a familiarização que teriam com a metodologia científica em pesquisa e como os próprios alunos percebem as possíveis conseqüências do domínio ou não dessa pratica. Durante o desenvolvimento do trabalho monográfico a proposta é implementar no ensino fundamental o trabalho com metodologia científica em pesquisa, como intuito de poder quantificar em estudos posteriores o possível incremento de novos interessados em ciências e produção científica nesta fase de escolaridade; é também proposta deste projeto a formatação de disciplina com o mesmo tema para a graduação, procurando mitigar defasagens nessa área de conhecimento dos graduandos brasileiros,. O ensino de Ciências , em especial a Biológica, tem um papel de grande importância e investir na qualidade e quantidade dessa produção cientifica é uma forma contribuir de forma significativa para o aumento do desenvolvimento sustentável do país.