Última alteração: 06-09-2013
Resumo
A Universidade possui papel fundamental na formação e aperfeiçoamento dos docentes. As escolas de Educação Básica são peças chaves fundamentais para a construção do conhecimento científico de crianças e jovens, uma vez que este é o meio propício em que o aluno pode explorar, elaborar, experimentar e testar hipóteses, aprendendo com erros e acertos. Para que este ambiente, favorável à experimentação seja criado, é necessário que o professor esteja preparado para oferecer e permitir condições que possibilitem o desenvolvimento da criatividade e do espírito crítico na sala de aula. Os professores de Química e de Ciências Naturais, de modo geral, mostram-se pouco satisfeitos com as condições infra estruturais de suas escolas, principalmente aqueles que atuam em instituições públicas. Com frequência, essa é a justificativa para o não desenvolvimento das atividades experimentais.
A interação entre o Ensino Superior e o Ensino Básico busca a troca de experiências entre docentes e, discentes em formação nas áreas da educação. O presente trabalho pretende discutir a participação da pós-graduação em atividades científicas e na interação da pós-graduação com ensino básico: nos níveis fundamental e médio, como meio de induzir uma mudança pedagógica, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Tentaremos também fomentar as discussões acerca da formação docente bem como no avanço continuado das atividades científicas-tecnológicas. O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) oferece cursos práticos para Professores das Escolas da Rede ULBRA, que visam à formação continuada docente, buscando desta forma qualificar o Ensino Básico (Fundamental e Médio), apresentando metodologias alternativas para trabalhar temas relacionadas aos conteúdos do Ensino Médio e Fundamental de forma mais lúdica, procurando assim, a firmação do conhecimento e a relação entre conhecimento cientifico e dia-a-dia.