Última alteração: 06-09-2013
Resumo
Nosso cotidiano tem sido cada vez mais alterado e afetado pelo impacto ambiental e os termos poluição do ar, da água e dos solos, perda da biodiversidade e as mudanças climáticas passaram a fazer parte deste cotidiano. Para
contribuir com a mudança deste quadro e procurar alcançar uma sociedade mais sustentável, a figura do educador se torna fundamental para, através da Educação Ambiental, construir conhecimentos que levem à compreensão dos problemas globais e locais e a busca de soluções alternativas. Este trabalho discorre sobre os problemas da utilização de energia e sobre as energias alternativas, em especial a energia eólica, como temas geradores no processo de educação para a sustentabilidade no ensino fundamental. Propõe um roteiro de abordagem do tema para trabalhar com estudantes do 1º ao 5º ano, para os quais os conceitos de energia, fontes alternativas, energia eólica e sustentabilidade ambiental são ainda conceitos em formação. Esta proposta procura atender os objetivos do ProNEA de promover processos de educação ambiental que levem à construção de sociedades mais sustentáveis. Ao final, apresenta também propostas de continuidade trabalho e discussão do tema para alunos de maior faixa etária, visando uma formação progressiva.
Palavras Chaves: Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Sustentabilidade Energias alternativas. Energia Eólica.